terça-feira, 14 de agosto de 2012

Maria Rita, Redescobrir, um show para a eternidade


Agora que passou toda a tensão e expectativa para a tão esperada gravação do dvd Redescobrir da cantora Maria Rita, restou aquela depressão pós-show. E que show foi aquele, alguém me explica? Porque talvez eu não consiga explicar aqui.

O show começaria as 22h, começou as 22:30h, meia hora de atraso, acho até normal, a casa estava lotada fazia um calor suportável, era calor humano, pessoas esperando por ela, pela tão esperada homenagem prestada à sua mãe.
Ao meu ver, para ela nunca será fácil ser filha de quem é, muitos ainda vão falar, comparar, comentar, como vi fazerem antes dela entrar no palco. Um questionava: _Quais foram as canções escolhidas por Maria Rita? Outro comentava: _Certeza que são canções radiofônicas, acho que a maioria aqui só conhece Elis das canções que tocam no rádio. 
(Re)descobrir, talvez eles não soubessem que esse também é o intuito do show, levar Elis aos que não tiveram a honra de conhecê-la em vida. Pois bem, o show começou, e o público cantava em peso, já ao final do 1° bloco de canções os moços falantes atrás de mim souberam reconhecer a grandeza de Maria Rita e a entrega de seu público.

Mais de 2h de show com pequenas pausas para falar da mãe, dos compositores favoritos e amigos de Elis, e para manter-se bela, volta e meia vinha o maquiador, secar o suor e retocar a maquiagem da cantora entre um choro e outro.

Com a canção 'Redescobrir' o show se encerraria, que nada, a cantora saiu do palco e o público em coro cantava: "Como se fora brincadeira de roda. Memória! Jogo do trabalho, na dança das mãos. Macias! O suor dos corpos na canção da vida. História! O suor da vida, no calor de irmãos". Ficamos alguns bons minutos repetindo este trecho da canção, até que a cantora voltou ao palco.

Ela chega até o microfone e diz: _Olha, a gente vai ter que refazer 5 canções, mas cês não precisam ficar aí não, quem quiser ir embora pode ir. Hahaha.
Como se alguém fosse ter coragem de arredar o pé dali. Das cinco canções, uma foi repetida mais vezes, por sinal a canção 'Imagem' que abre o show. Em uma das pausas para conversar com os músicos o público começou a pedir por 'Atrás da porta', canção não está no roteiro do show. Eis que Maria Rita vai ao microfone e inicia a canção, todos cantaram também, claro.

Dever comprido, cumprido. Completando quase quatro horas de show, já era notória a exaustão dela, gravidíssima, guerreira, aguentar esse tempo todo calçando daqueles belos sapatos não deve ter sido fácil não, acho que ela sentiu falta da época que cantava descalça, eu teria sentido. Porém, imagino a satisfação por ter realizado um show tão lindo, tão especial. Ela veio até a frente do palco e se despediu, chamou os músicos e juntos prestaram reverência ao público e foram embora, nos deixando emocionados depois da noite maravilhosa que presenciamos. 

Certeza que Elis onde estiver, está com aquele sorriso largo no rosto, orgulhosa da cria dela. A homenagem foi prestada a turnê 'Redescobrir' continuará não sei por quanto tempo ainda, mas o show que eu presenciei,  aquele dia (11/08), será eternizado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário